Crianças internadas com cirrose surpreendem médicos
Em 2011, foram internadas com cirrose e hepatite alcoólica 12 crianças com menos de nove anos. Os médicos consideram a situação anormal e discutem novas estratégias que incluam as crianças e os idosos no Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências, de acordo com o Diário de Notícias de hoje.
© DR
País Dependência
É um diagnóstico que tem surpreendido os médicos e que levou à discussão de novas estratégias na saúde: só em 2011, foram internadas 12 crianças abaixo dos nove anos com problemas de cirrose e hepatite alcoólica.
“Surpreende-nos a todos. De tal forma que fomos confirmar se não se tratava de um erro e confirmámos que era verdade. Foram casos registados na mesma região, que foi o Centro do País, e que merecem uma avaliação específica”, contou o vice-presidente do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, Manuel Cardoso, ao Diário de Notícias.
Segundo o Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências, a que DN teve acesso, este diagnóstico deu origem a uma discussão de estratégias diferenciadas que tenham em conta os grupos etários das crianças e idosos, e que esperam aprovação do conselho interministerial.
De acordo com estudos recentes, em Portugal, entre 5% e 10% das crianças já consumiram bebidas alcoólicas. “O início dos consumos é muito cedo. É por isso que também cobrimos o período de gravidez”, acrescentou o especialista, Manuel Cardoso.
As crianças são um grupo que merece especial atenção, porque a ingestão de álcool nestas idades pode ter efeitos colaterais a nível fisiológico e cerebral, dos quais podem advir problemas futuros.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com