Hospital de São José com três camas para grandes queimados
O Hospital de São José, em Lisboa, disponibiliza de imediato, desde hoje, três camas para grandes queimados, para dar resposta a situações clínicas emergentes, resultantes dos incêndios florestais, informou o Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC).
© DR
País Centro Hospitalar
Em comunicado, o CHLC, que agrega o Hospital de São José, adianta que a Unidade de Queimados vai, ainda, acrescentar, na quarta-feira, mais uma cama à sua lotação atual.
A nota de imprensa refere que, ao abrigo do plano de contingência para situações resultantes de incêndios florestais, o Centro Hospitalar Lisboa Central disponibiliza também, desde hoje, quatro camas de cuidados intensivos polivalentes, podendo ativar mais duas se for necessário.
Numa curta nota, o Centro Hospitalar Lisboa Norte/Hospital de Santa Maria informa, sem detalhar, que "reprogramou o seu planeamento", de forma a poder receber doentes retirados de zonas afetadas pelos fogos, na sua Unidade de Queimados, no Serviço de Medicina Intensiva e no Serviço de Urgência Central, "em articulação com o Instituto Nacional de Emergência Médica e outras unidades hospitalares".
Já na quinta-feira, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) tinha ativado o plano de contingência destinado a dar resposta às ocorrências resultantes dos incêndios florestais.
O CHUC tem seis camas para grandes queimados, cinco para queimados e/ou cuidados intensivos na unidade de internamento de curta duração e uma área para doentes de foro respiratório ou outros problemas médicos.
O Centro Hospitalar de Coimbra poderá, ainda, disponibilizar mais três camas para grandes queimados e cinco de cuidados intensivos. O Bloco Operatório Central do CHUC foi ativado e convertido para suportar mais três salas operatórias em simultâneo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com