Já saíram os resultados da 2.ª fase de acesso ao ensino superior
A Direção-Geral do Ensino Superior já divulgou os resultados da 2ª fase do concurso nacional de acesso a todas as universidades e institutos públicos.
© iStock
País DGES
Foram colocados 9452 estudantes na segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público, sendo que 4796 inscritos foram colocados no ensino superior técnico e 4656 no ensino universitário.
Os dados foram esta quinta-feira divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior, podendo ser consultados aqui. Segundo indica a DGES, para os estudantes agora colocados, a matrícula e inscrição é realizada entre 27 e 1 de outubro junto da instituição de ensino.
O concurso nacional permitiu, no conjunto das duas fases, a entrada no ensino superior a 46 070 novos estudantes.
"A colocação de estudantes nesta 2.ª fase confirma as estimativas de ingresso no ensino superior público, que apontam para cerca de 73 mil novos estudantes em 2018/19 quando consideradas todas as vias de ingresso, incluindo cerca de 45.000 novos estudantes a ingressar por via do concurso nacional de acesso", indica o comunicado da DGES.
Os dados revelam ainda que, após as colocações da 2.ª fase, as instituições de ensino superior fora de Lisboa e Porto aumentaram em número de colocados, representando agora 54% do total de colocados (face a 53% em 2017).
A possibilidade de um contingente especial para candidatos com deficiência, incluída pela primeira vez na segunda fase do Concurso Nacional de Acesso, permitiu um aumento de 28% do número de estudantes a entrar por esta via, face ao ano anterior. 231 estudantes foram colocados na 1.ª e 2.ª fase, sendo este o número de estudantes com deficiência colocados mais elevado de sempre.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com