Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Angola reduz gabinetes de imprensa nas embaixadas mas mantém em Portugal

Os gabinetes de imprensa das missões diplomáticas de Angola no exterior vão ser, a partir de 2019, reduzidos a 22, com Portugal incluído entre os dez que serão mantidos na Europa, disse hoje à agência Lusa fonte oficial.

Angola reduz gabinetes de imprensa nas embaixadas mas mantém em Portugal
Notícias ao Minuto

12:50 - 28/09/18 por Lusa

País Ajustamento

Segundo o diretor nacional de Informação do Ministério da Comunicação Social de Angola, Rui Vasco, a medida insere-se na política de ajustamento nas embaixadas angolanas levada a cabo pelo Governo de Luanda, face aos constrangimentos económicos provocados pela crise que o país enfrenta.

O início do processo começou em 2014 - Angola chegou a ter 58 serviços de imprensa - e culminará no final deste ano, com a manutenção dos gabinetes em nove países europeus (dez, com a missão diplomática em Genebra junto da ONU -, nove em África, dois nas Américas e um na Ásia, indicou Rui Vasco.

Na Europa, além de Portugal (está nomeado oficialmente o antigo jornalista Vítor Carvalho) e de Genebra (ONU), serão mantidos os gabinetes de imprensa em França, Espanha, Rússia, Reino Unido, Itália, Alemanha, Turquia e Bélgica, acontecendo o mesmo na África do Sul, Costa do Marfim, Egito, Etiópia, Namíbia, Nigéria, Quénia, República Democrática do Congo e Zâmbia, estas em África.

Nas Américas, Angola contará com um serviço de imprensa em Washington (Estados Unidos) e no Brasil, cabendo a Pequim (China) a representação na Ásia.

A reestruturação diplomática em Angola é, porém, mais vasta e, a 10 deste mês, o ministro das Relações Exteriores angolano, Manuel Augusto, anunciou o encerramento, até novembro deste ano, das embaixadas junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que funciona em Lisboa, México, Canadá e Grécia.

A missão diplomática de Angola junto da CPLP será gerida a partir da Embaixada angolana em Lisboa.

Na mesma ocasião, Manuel Augusto anunciou também o encerramento dos consulados angolanos em Faro (Portugal), Durban (África do Sul), Frankfurt (Alemanha) e Califórnia (Estados Unidos).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório