Condenado a prisão por esventrar cadela grávida e matar as crias
Antigo enfermeiro na guerra colonial foi condenado a 16 meses de prisão efetiva.
© iStock
País Pinhal Novo
Um antigo enfermeiro na guerra colonial foi condenado, esta quarta-feira, a 16 meses de prisão efetiva, por quatro crimes de maus tratos agravados a animais de companhia.
De acordo com a SIC, o homem fez uma cesariana “a sangue frio” a uma cadela, que estava grávida e em trabalho de parto, para retirar três crias, provocando a morte aos quatro animais.
O crime aconteceu no dia 3 de fevereiro de 2016, na Venda do Alcaide, no concelho de Palmela, Setúbal.
A decisão, tomada por um juiz do Tribunal de Setúbal já é considerada histórica, uma vez que se trata da primeira pena de prisão efetiva aplicada por crimes praticados contra animais de companhia, desde que a lei entrou em vigor, em 2014.
O Público falou entretanto com o sexagenário que cometeu o crime e que não esteve presente na sua condenação, porque se encontra “em parte incerta”.
O homem garantiu ao jornal que não tinha condições para levar a cadela ao veterinário e revelou que vai recorrer da sentença.
“Eu posso ter uma deficiência mental, há que considerar as coisas”, disse ainda, garantindo que gostava da cadela e que ela era “muito afável e meiga”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com