Boicote de bombeiros com "impacto marginal" sem "problemas no socorro"
Proteção Civil refere que, "dentro do quadro se conhece", está tudo a "fluir normalmente". Pelas 12h00, eram vários os distritos do país sem ocorrências em aberto.
© Global Imagens
País ANPC
O boicote dos Bombeiros Voluntários à Proteção Civil, anunciado no sábado passado, está a ter um "impacto marginal", disse esta quarta-feira fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANCP).
A mesma fonte garantiu, tal como havia já declarado o presidente da estrutura, a segurança dos portugueses não está em risco.
"Dentro do quadro que se conhece", disse, as coisas "estão a fluir normalmente", não se registando "problemas no socorro".
Certo é que, cerca das 12h00, a página da Proteção Civil, mostrava vários distritos sem registo de ocorrências em aberto: Beja, Setúbal, Portalegre, Vila Real, Braga, Viana do Castelo, Viseu e Aveiro.
Nos restantes distritos, onde há corporações a fazer o reporte de informações (e outras não) à ANPC, destaque para o Algarve que não aderiu, de todo, ao protesto.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) informou, no passado sábado, que deixa de participar no dispositivo coordenado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil de combate a incêndios em 2019.
O presidente da Liga, Jaime Marta Soares, criticou ainda o ministro por "não ter tomado em conta as propostas que foram feitas pelos bombeiros" e lamentou que o Governo queira fazer uma reforma da Proteção Civil "ignorando" o seu parceiro mais importante.
A LBP reclama uma direção nacional autónoma e independente de bombeiros.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com