Como se proteger do frio em segurança. Os conselhos da Proteção Civil
Proteção Civil recomenda cuidados na utilização de equipamentos de aquecimento, particularmente nestes dias mais gélidos, em que a população mais procura aquecer-se.
© iStock
País Recomendações
Face às temperaturas baixas que se fazem sentir por todo o país, a Proteção Civil recomenda à população um conjunto de comportamentos para combater o frio mas em segurança.
Assim, verifique se equipamentos de aquecimento se encontram em boas condições de funcionamento e não utilize equipamentos de aquecimento de exterior (esplanadas) em espaços interiores.
Se utilizar lareiras, salamandras ou equipamentos a gás mantenha a correta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde.
De forma a evitar incêndios ou intoxicações, a Proteção Civil recomenda que desligue os equipamentos de aquecimento quando se deitar ou quando sair de casa.
Além disso, tenha especial atenção com os idosos e crianças para evitar queimaduras e se utilizar cobertores elétricos, cumpra as instruções de segurança e desligue-os antes de se deitar.
Para se proteger das temperaturas baixas, evite a exposição prolongada ao frio e as mudanças bruscas de temperatura; use várias camadas de roupa adequada à temperatura ambiente, proteja as extremidades do corpo, use luvas, gorro, meias quentes e cachecol e ingira bebidas e alimentos quentes.
A Proteção Civil realça ainda para ser particularmente vigilante relativamente a familiares ou a vizinhos em situação de maior isolamento.
De sublinhar que as temperaturas vão continuar baixas, estendendo-se ao longo da próxima semana, com algumas regiões a enfrentar mínimas negativas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com