É estudante universitário e atleta? Temos boas notícias para si
Foi aprovado em Conselho de Ministros o Estatuto do Estudante-Atleta.
© iStock
País Estatuto
A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU Portugal) congratula-se pela aprovação do Estatuto do Estudante-Atleta, esta quinta-feira em Conselho de Ministros. Esta era, como refere o comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, "uma reivindicação antiga do Desporto Universitário português que produzirá um impacto direto na vida dos estudantes-atletas nacionais".
Para a Federação, "a promulgação do Estatuto do Estudante-Atleta trará novos estímulos à conciliação dos estudos com o percurso desportivo dos estudantes-atletas nacionais, com repercussão direta no aumento dos índices de prática desportiva na população mais jovem".
Quanto aos direitos, explica ainda FADU Portugal, em causa está a "relevação de faltas, o adiamento da entrega e apresentação de trabalhos, assim como da realização de momentos de avaliação que coincidam com competições desportivas, e a admissão da escolha de turmas e horários mais adequados à conciliação com a atividade desportiva. Destaque ainda para a possibilidade dos estudantes-atletas realizarem dois exames adicionais em época especial de exames".
Mas estes estudantes têm também deveres, nomeadamente o facto de estarem "incumbidos de um modo geral de desenvolver a prática desportiva de forma exemplar, cumprindo com as regras desportivas e éticas de cada modalidade e dentro dos princípios do fair-play". Têm ainda de defender e respeitar o nome do estabelecimento de ensino que representam e de ter aproveitamento escolar.
Para o presidente da FADU, Daniel Monteiro, “o estatuto agora aprovado visa facilitar a conciliação das chamadas carreiras duais - a académica e a desportiva, representando mais um passo para a valorização social do Desporto. Apesar do atraso, esta é uma reforma muito positiva para o Desporto português e, por isso, a FADU reforça o agradecimento ao executivo por ter atendido às exigências dos estudantes-atletas portugueses.”
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com