Depressão Laura: Proteção Civil registou mais de 200 ocorrências
Quedas de árvores e de estruturas devido à intensidade do vento e inundações por dificuldades no escoamento são as principais ocorrências registadas no país.
© iStock
País ANPC
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou desde as 15 horas de ontem e as 6 horas desta quarta-feira 209 ocorrências relacionadas com o mau tempo que se faz sentir, devido à passagem de uma frente fria associada à depressão Laura.
De acordo com os dados prestados ao Notícias ao Minuto, os distritos onde mais ocorrências se registaram foi em Lisboa e no Porto, destacando-se essencialmente as quedas de árvores e de estruturas, devido aos ventos fortes, e algumas inundações por dificuldade de escoamento.
Os distritos mais afetados pelo mau tempo são os do litoral Norte.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), recorde-se, emitiu, devido à agitação marítima, aviso laranja para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa entre as 18h00 de hoje e as 03h00 de quinta-feira, prevendo-se ondas de ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir 9 metros de altura máxima. Estes distritos estão desde as 06h00 e até às 18h00 de hoje sob aviso amarelo devido à agitação marítima.
Também a Costa Norte da ilha da Madeira está sob aviso amarelo devido à agitação marítima até às 06h00 de quinta-feira.
O IPMA colocou ainda todos os distritos de Portugal continental, exceto Santarém, sob aviso amarelo devido ao vento, chuva e possibilidade de trovoadas durante o dia de hoje.
O aviso laranja é o segundo mais grave e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo, o segundo menos grave, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com