Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 17º

Cardeais da Ásia presidem às principais peregrinações em Fátima

Os cardeais da Ásia vão presidir às principais peregrinações internacionais aniversárias deste ano em Fátima, "num sinal de atenção" a este território, anunciou hoje o Santuário.

Cardeais da Ásia presidem às principais peregrinações em Fátima
Notícias ao Minuto

19:14 - 19/03/19 por Lusa

País Santuário

Depois de o cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima, ter anunciado em junho que a peregrinação internacional de maio seria presidida pelo cardeal de Manila, Luis Antonio Tagle, "num sinal de atenção à Ásia", o Santuário teve hoje a confirmação de que a última peregrinação internacional aniversária de 2019, em 12 e 13 de outubro, será presidida pelo cardeal Andrew Yeom Soo-Jung, arcebispo de Seul.

Luis Antonio Tagle é arcebispo de Manila, nas Filipinas, desde 2011 e o atual presidente da Cáritas Internacional. Foi criado cardeal pelo Papa Bento XVI, em novembro de 2012, informa a nota do Santuário.

O cardeal Andrew Yeom Soo-Jung foi eleito bispo titular de Thibiuca e nomeado bispo auxiliar de Seul em 1 de dezembro de 2001 e consagrado em 25 de janeiro de 2002, no estádio Chang Choung Dong, em Seul, pelo arcebispo de Seul Nicholas Cheong Jin-Suk.

Membro do Conselho Permanente e da Comissão para as Missões, e pela Comissão para a Pastoral da Saúde da Conferência Episcopal da Coreia, bem como presidente do Comité para o Apostolado dos Leigos, foi promovido à Sé metropolitana de Seul em 10 de maio de 2012.

Em 12 de janeiro de 2014, foi anunciada a nomeação de Andrew Yeom Soo-jung como cardeal, investidura que foi efetivada no primeiro consistório ordinário do Papa Francisco em 22 de fevereiro de 2014, refere ainda a nota.

Em relação às restantes celebrações, a peregrinação das crianças, a 10 de junho, terá como presidente o bispo auxiliar do Porto, Armando Esteves Domingues, enquanto o bispo de Viseu, António Luciano dos Santos Costa, será o presidente da peregrinação internacional aniversária de junho.

Em julho, a peregrinação internacional aniversária vai ter como presidente o bispo auxiliar de Lisboa, Daniel Batalha Henriques.

O bispo das Forças Armadas e Segurança, Rui Manuel Sousa Valério, será o presidente convidado para a peregrinação internacional aniversária de setembro.

Em 2018, a peregrinação internacional aniversária de maio foi presidida pelo cardeal John Tong, bispo emérito de Hong Kong.

O bispo de Hiroshima, Alexis Mitsuru Shirahama, foi o presidente em outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório