Governo declara alerta nacional perante risco de incêndio até domingo
Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, o Executivo decidiu tomar várias medidas excecionais.
© Global Imagens
País Incêndios
Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal em todo o território de Portugal continental, o Governo assinou, esta terça-feira, um despacho que determina a declaração de situação de alerta entre os dias 27 e 31 de março.
Perante esta situação, de acordo com um comunicado conjunto do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural enviado ao Notícias ao Minuto, serão implementadas medidas de carácter excecional como a “elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e PSP”, reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos de risco e apoio geral às operações de proteção e socorro.
Assim como, a proibição da realização de queimadas, de queimas de sobrantes de explorações agrícolas e florestais e de ações de gestão de combustível com recurso à utilização de fogo.
Por fim, o Executivo relembra que os trabalhadores dos setores público e privado que sejam também bombeiros voluntários estão dispensados dos empregos se for necessário combater fogos dentro da sua área de serviço.
Nos últimos dias, com a subida das temperaturas, registaram-se vários incêndios de grandes propoções. Esta terça-feira, centenas de meios combateram um fogo, entretanto dominado, em Esposende, que obrigou ao corte da A28.
Já em Oliveira de Azeméis, um fogo também de grandes dimensões, com quatro frentes ativas, agravou-se ao final da tarde devido aos ventos fortes e implicará especial atenção da população durante a noite.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com