Maioria dos portugueses dá razão ao Governo no conflito com professores
A maioria dos portugueses consideram que o Governo atuou bem ao aprovar apenas a devolução parcial do tempo de serviço congelado aos professores, de acordo com sondagens da Aximage e da Eurosondagem divulgadas na quinta-feira e hoje.
© Fenprof
País Sondagens
Questionados se a Assembleia da República "deve aprovar uma lei que obrigue o Governo a contabilizar e pagar os nove anos quatro meses e dois dias que os sindicatos de professores reivindicam", 71% dos inquiridos pela Eurosondagem responderam que "não", 21% disse que sim e 8% não respondeu.
Já na questão - "Se a Assembleia da República aprovar uma Lei que contemple toda a contagem do tempo que os professores reivindicam, deve o Governo proceder da mesma maneira face a outras carreiras da função pública? - , 71,4% dos entrevistas pela Eurosondagem disseram que "sim", 17,1% "não" e 11,5% não respondeu.
Na sondagem da Aximage, publicada quinta-feira no Correio da Manhã, 57% responde que o Governo "teve razão" no caso da contagem do tempo de serviço dos professores, contra 32,9%, que dá razão aos outros partidos.
Neste estudo, 8,3% dos inquiridos respondem que "ambos/nennhum" teve razão nesta matéria e 1,8% não sabe ou não responde.
Já quanto à ameaça de demissão do Governo, assumida por António Costa, 49% concorda e 44,4% discorda. A esta questão, 2% considera que o executivo não fez "nem bem, nem mal" e 4,6% não sabe.
A sondagem da Aximage tem uma margem de erro de cerca de 4% e foi realizada com 500 entrevistas efetivas.
O estudo da Eurosondagem foi feito por telefone fixo, com 1.005 entrevistas validadas e tem uma margem de erro de 3,09%.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com