Força Aérea em Alverca em serviços mínimos por deteção de legionella
A bactéria foi detetada na realização das análises habituais.
© iStock
País Bactéria
Foi detetada a presença de legionella nas instalações do Depósito Geral de Material da Força Aérea (DGMFA), em Alverca.
A informação foi confirmada ao Notícias ao Minuto por fonte oficial da Força Aérea, de acordo com a qual a bactéria foi encontrada na sequência da realização das análises habituais aos reservatórios de água.
"Por precaução" e "para realização de limpeza", aquela unidade foi reduzida "aos serviços mínimos" e assim "se manterá até à próxima segunda-feira".
Recorde-se que a legionella é um microrganismo omnipresente no meio aquático e, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), pode existir em reservatórios naturais, rios e lagos e, também, em reservatórios artificiais como sistemas de água doméstica (quente e fria), humidificadores, torres de arrefecimento de sistemas de condicionamento de ar, 'jacuzzis', piscinas, instalações termais, águas sujas paradas e fontes decorativas (repuxos, por exemplo) - locais onde se produzam aerossóis com facilidade.
Importa ainda salientar, como explicou o diretor do Serviço de Doenças Infeciosas do Hospital de Egas Moniz, Kamal Mansinho, ao Notícias ao Minuto, que "há uma diferença entre encontrar Legionella numa torneira ou num chuveiro e desenvolver a doença. Há uma quantidade mínima acima da qual o risco de desenvolver a doença é grande".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com