Nos santos, APPACDM Lisboa desfila em prol do ambiente
Falamos de uma iniciativa da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) Lisboa, que irá desfilar no dia 9 de junho em Cascais.
© iStock
País Marchas populares
Este é já o terceiro ano consecutivo em que a marcha da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) Lisboa vai desfilar nos Santos Populares.
Com efeito, no dia 9 de junho, vão sair às ruas de Cascais 24 elementos das Casas de Alapraia da Associação. E a época festiva é aproveitada para recordar o ambiente, pretendendo a Associação chamar à atenção "para que todos tenham um olhar atento às alterações ambientais e, ao mesmo tempo, impulsionar a população a cuidar do que é de todos", pode ler-se no comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto.
As romarias dos santos populares estão já aí 'à porta', com as ruas a ganharem cores, mas os preparativos para esta marcha tiveram já início em abril, altura em que se começou a preparar o tema, execução dos desenhos do figurinista Jonas, as idas à costureira, os ensaios.
O principal objetivo desta iniciativa radica "no reforço do empenho na construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva e igualitária, onde as pessoas com deficiência são cidadãos de pleno direito e ao mesmo tempo, pretende ser um alerta ao preconceito".
Mas há mais. Tal como é apanágio nas marchas populares, esta será apadrinhada pela atriz, antora e intérprete de língua gestual portuguesa Paula Teixeira que dá voz à música da coreografia dos marchantes.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com