Pedófilo de Famalicão sentenciado a 19 anos de prisão
A sentença, avança a TVI24, foi lida na manhã desta terça-feira.
© iStock
País Condenação
Decorreu na manhã desta terça-feira, no Tribunal de Guimarães, a leitura da sentença de um pedófilo de Famalicão, de 29 anos.
O caso, recorde-se, remonta a março de 2018, altura em que o agora condenado foi detido pelas autoridades na sequência de uma queixa apresentada pelos pais de uma das cinco vítimas.
Na altura, depois de presente a Tribunal de Instrução Criminal, determinou o juiz que o jovem de 29 anos deveria aguardar julgamento em prisão preventiva.
Em causa estavam crimes de índole sexual contra cinco menores do sexo masculino. Os ilícitos criminais foram praticados entre 2012 e 2018 "na cara dos pais", referiu, metaforicamente, o advogado de acusação em declarações à TVI 24 à porta do tribunal.
Para o causídico, esta "não é uma pena pesada; é justa". Considerou ainda o advogado que este acórdão do coletivo de juízes merece uma "análise mais cuidada", já que os pais "devem estar alerta" para eventuais situações semelhantes.
O arguido chegou a tribunal acusado de 32 crimes de abuso sexual de crianças, agravados e não agravados, coação, violação de domicílio e pornografia de menores. Foi então condenado pelo coletivo de juízes do Tribunal de Guimarães a 19 anos de prisão efetiva, que refletem a aplicação do cúmulo jurídico. Se em Portugal não vigorasse esta figura jurídica, o arguido seria condenado a 135 anos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com