Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Cirurgia adiada justificada com operação "a doente muito prioritário"

A Unidade Local de Saúde da Guarda confirmou hoje o adiamento de uma cirurgia a um doente oncológico por, no mesmo dia, a máquina de sutura ter sido "necessária para operar um doente com neoplasia".

Cirurgia adiada justificada com operação "a doente muito prioritário"
Notícias ao Minuto

13:10 - 25/06/19 por Lusa

País Guarda

"O doente foi operado ao seu problema oncológico em 2017; a cirurgia agora adiada visava a anastomose intestinal, para retirada do saco de colostomia e assim melhorar a qualidade de vida do doente. Este doente tinha já uma desmarcação da semana anterior por ter sido necessária uma intervenção cirúrgica de um doente muito prioritário com neoplasia maligna, ocupando assim o seu tempo operatório", refere em comunicado o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.

Numa declaração escrita divulgada na sequência de notícias sobre o cancelamento de uma cirurgia a "um doente oncológico", a ULS acrescenta que, "infelizmente, no dia 19 do corrente mês, por rutura de 'stock' no fornecedor, apenas existia uma máquina de sutura na ULS e os hospitais limítrofes também não tinham para empréstimo, pelo mesmo motivo".

"Como esta máquina foi necessária para operar um doente com neoplasia no mesmo dia, este foi privilegiado em detrimento do doente referido", acrescenta, indicando que "a este foram explicados os motivos e obtida a sua total compreensão".

A nota diz ainda que a ULS/Guarda está a aguardar que o fornecedor reponha, "com a máxima brevidade, o seu próprio 'stock', para serem intervencionados os cinco doentes em lista de espera para esta cirurgia de reconstituição específica, de acordo com a sua antiguidade na lista".

A fonte garante ainda que "a questão das máquinas de suturas será ultrapassada rapidamente".

"Segundo a informação que acabamos de receber, o 'stock' será reposto na próxima quarta-feira, dia 26 de junho de 2019", conclui o comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório