IRA junta-se a onda de solidariedade e doa mais de 6 mil euros a Matilde
Grupo tinha angariado dinheiro para comprar uma viatura para alargar o raio de ação de resgate animal, mas resolveu doar essa quantia aos pais da bebé Matilde.
© Facebook / Matilde, uma bebé especial
País Matilde
O grupo IRA – Intervenção e Resgate Animal anunciou esta sexta-feira que iria doar mais de seis mil euros a Matilde, a bebé de dois meses que sofre de uma doença rara e que precisa de um medicamento no valor de dois milhões de euros.
Foi através da página de Facebook que o grupo, que se dedica ao resgate de animais vítimas de maus-tratos, informou sobre a decisão de dar o seu contributo e de se juntar assim à onda de solidariedade que o país tem assistido nos últimos dias.
Sendo o objetivo do grupo a angariação de dinheiro para a compra de um carro para o resgate de animais, decidiu questionar os seus seguidores sobre se concordariam ou não que o dinheiro tivesse outro fim: ajudar a bebé Matilde.
A maioria respondeu afirmativamente. "83% dos IRADOS e IRADAS é a favor da entrega do montante de 6.541,12 EUR (menos o montante não autorizado pelos angariadores) aos pais da Matilde", pode ler-se na página do IRA.
“Se precisamos do carro novo? Precisamos. Se precisamos de estender o nosso raio de acção? Precisamos. Se a Matilde tem o mesmo tempo que nós para atingir o seu objectivo? Não tem!", refere o grupo que iniciará para a semana nova angariação para a compra do carro e esperando contar "novamente com os apoiantes".
Matilde foi internada, na tarde desta quarta-feira, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com problemas respiratórios, e lá permanece. De acordo com os pais, a febre continua, apesar de estar “mais calma”. A menina está a fazer antibiótico e está ligada à máquina de ventilação assistida para ver se o seu estado de saúde melhora.
Os donativos para ajudar a menina, diagnosticada com atrofia muscular espinhal de tipo I, mais que duplicaram em apenas um dia, tendo já sido angariados quase 400 mil euros, de acordo a última atualização feita pelos pais.
Recorde-se que, a única esperança de Matilde sobreviver e conseguir ter uma vida “normal” está num novo fármaco, apenas autorizado nos EUA, que se chama Zolgensma. Além de a família ter de se deslocar a este país, o medicamento custa cerca de 2 milhões de euros.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com