Um grupo de cachalotes foi fotografado no mar dos Açores, ao largo da ilha de São Miguel, a tentar comer um saco de plástico, na passada terça-feira, dia 2 de julho.
As imagens, partilhadas no Facebook pela empresa de animação turística do arquipélago Picos de Aventura, são chocantes e mostram o efeito devastador do lixo na vida marinha.
De acordo com a empresa, os animais acabaram por não conseguir comer o saco e a equipa que presenciou o momento conseguiu retirá-lo do mar e levá-lo para terra.
Este é apenas um dos exemplos do efeito destrutivo da poluição dos oceanos. No fim de semana, uma fotografia tirada numa praia da Flórida, nos EUA, mostrava uma ave a alimentar a cria com uma beata, mas são centenas os casos já relatados de animais marinhos que morreram com o estômago cheio de plástico, um pouco por todo o mundo,
Por cá, apesar das águas cristalinas dos Açores e desta ser uma das regiões do país com melhores indicadores de reciclagem, é também uma das mais afetadas pela poluição marinha devido às correntes e marés que arrastam para o arquipélago o lixo produzido por outros países.