O símbolo de um toureiro com um touro que, até há poucos dias, identificava o Campo Pequeno em várias placas espalhadas pela capital portuguesa está a ser tapado pela Câmara Municipal de Lisboa com um vinil branco.
A medida está a gerar polémica e já foi denunciada tanto pela Associação Nacional de Toureiros (ANDT) como pelo CDS.
Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o líder da bancada municipal do CDS, Diogo Moura, revelou ter endereçado à presidente da Assembleia Municipal de Lisboa “um requerimento a solicitar esclarecimentos” sobre a situação.
“O CDS tomou conhecimento da situação através do contactos de vários cidadãos perplexos com a alteração ‘rudimentar’, que altera um símbolo regulamentado e devidamente enquadrado no Código da Estrada”, lê-se no documento.
Já o dirigente da ANDT, Nuno Pardal, partilhou a imagem nas redes sociais e na legenda mostrou a sua revolta. “Câmara Municipal de Lisboa censura imagem do toureiro que constava no sinal de trânsito a identificar Campo Pequeno. Ao que chegámos”.
O Notícias ao Minuto contactou a Câmara Municipal de Lisboa para obter uma reação a este assunto. Fonte oficial da autarquia explicou que “o Campo Pequeno já não é exclusivamente uma praça onde há touradas. A realidade mudou. É um espaço que acolhe eventos de diferentes naturezas”, por isso, sublinha, “a sinalética está a ser atualizada”.
Por essa razão, “em breve”, o símbolo de toureiro e touro que identificava o Campo Pequeno, “será substituída por uma versão definitiva”.