Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Proteção Civil alerta para previsões de chuva forte e trovoada nos Açores

A Proteção Civil dos Açores emitiu hoje um alerta devido às previsões de chuva forte e trovoada nas nove ilhas açorianas, que vão estar sob aviso meteorológico amarelo até terça-feira.

Proteção Civil alerta para previsões de chuva forte e trovoada nos Açores
Notícias ao Minuto

10:59 - 05/08/19 por Lusa

País Mau tempo

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o alerta amarelo para as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) vai vigorar até às 15:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de terça-feira.

Também devido às previsões de chuva por vezes forte, acompanhada de trovoada, as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) vão estar sob alerta amarelo no período entre as 6h00 e as 18h00 de terça-feira.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro, e é emitido quando as condições meteorológicas representam um "risco para determinadas atividades".

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, nomeadamente a limpeza dos sistemas de drenagem das residências.

"Não circule sem necessidade, porque pode atrapalhar a circulação das forças de segurança ou cair em buracos ocultados por lençóis de água", são outras das recomendações da Proteção Civil.

Em locais não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros, alerta ainda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório