Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

As imagens do susto nos Açores. Turistas arrastados por ondas na Caloura

Os turistas foram surpreendidos pela intensidade das águas e foram arrastados pelas ondas.

Notícias ao Minuto

12:28 - 05/08/19 por Filipa Matias Pereira

País Açores

Os turistas que, neste domingo, aproveitaram o dia para se banharem nas piscinas do Porto da Caloura, na ilha de São Miguel, nos Açores, 'não ganharam para o susto'. Em causa está o facto de algumas ondas de maior dimensão que o habitual terem arrastado os banhistas.

No vídeo que pode ver na galeria, é possível verificar a ação dos nadadores salvadores que socorreram alguns banhistas que foram surpreendidos - e arrastados - pela força das águas.

A Associação Nadadores Salvadores Açores (ANSA) recorreu inclusive à sua página oficial de Facebook para explicar que, felizmente, "o salvamento a múltiplos banhistas correu bem e foi importante os nadadores salvadores terem mantido a calma e agido com muito profissionalismo".

A ANSA reforçou ainda a "importância de os banhistas frequentarem zonas vigiadas pela sua segurança".

O Notícias ao Minuto contactou a Proteção Civil dos Açores que revelou não ter sido notificada para a existência de eventuais feridos.

Fonte da Associação Nadadores Salvadores Açores confirmou ao Notícias ao Minuto que não houve feridos nem afogamentos a registar, "dada a pronta intervenção dos nadadores salvadores". Saliente-se ainda que este tipo ocorrência (ondas com esta dimensão) "costuma acontecer uma vez por ano, entre o final de julho e o início de agosto. São as chamadas 'marés vivas'", indicou. 

[Notícia atualizada às 12h49]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório