Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Avião aterra de emergência no aeroporto do Porto por "falhas técnicas"

Voo da United Airlines fazia a ligação Porto - Newark, nos Estados Unidos, sofreu uma colisão com aves ('Bird Strike') durante a descolagem.

Avião aterra de emergência no aeroporto do Porto por "falhas técnicas"
Notícias ao Minuto

13:22 - 06/08/19 por Filipa Matias Pereira com Lusa

País aterragem de emergência

Um avião da companhia aérea United Airlines aterrou de emergência no Aeroporto do Porto, ao final da manhã desta terça-feira. "Voo aterrou em segurança", confirmou fonte da ANA Aeroportos ao Notícias ao Minuto

O voo que fazia a ligação Porto - Newark partiu do aeroporto Francisco Sá Carneiro pelas 12h38, mas registou "falhas técnicas" e acabou por regressar. 

A ANA Aeroportos escusou-se a fornecer mais detalhes, remetendo esclarecimentos para a companhia aérea, mas garantiu que os "passageiros estão todos bem".

Fontes ligadas ao setor da aviação esclareceram, à agência Lusa, que o Boeing 757-200 (752) da companhia aérea norte-americana "reportou um 'Bird Strike' durante a descolagem com falha de motor" e "declarou emergência".

A Autoridade da Proteção Civil do Porto confirmou também à Lusa que foi ativado às 12h44 o "alerta de nível número 1" - que obriga 11 corporações da zona do aeroporto a colocarem em prevenção no quartel um veículo cada -, devido a um "problema numa aeronave" no Aeroporto de Sá Carneiro.

"Os bombeiros ficaram de prevenção, mas não chegaram a sair para o terreno. A ocorrência foi fechada às 13h19", disse a mesma fonte da Autoridade da Proteção Civil do Porto.

O gabinete de imprensa da PSP confirmou igualmente que, pelas 12h45, foi recebido um "alerta de uma emergência de aeronave em voo" no Aeroporto Sá Carneiro e que por volta das 13h10 a ocorrência foi encerrada "com a aterragem da aeronave em segurança".

A United Airlines é considerada a terceira maior companhia aérea dos EUA, com uma frota de 708 aviões.

[Notícia atualizada às 15h59]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório