Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Recebeu uma mensagem dos CTT? Cuidado, poderá ser fraude

Há uma mensagem fraudulenta que está a ser enviada em nome dos CTT, anunciando que os utilizadores ganharam um prémio. O objetivo é unicamente recolher contactos para futuras campanhas.

Recebeu uma mensagem dos CTT? Cuidado, poderá ser fraude
Notícias ao Minuto

21:07 - 20/08/19 por Filipa Matias Pereira

País CTT

Se recebeu uma mensagem em nome dos CTT, tenha atenção porque poderá ser fraudulenta. Há uma mensagem a ser enviada e que tenta iludir os utilizadores menos atentos, levando-os a acreditar que foram selecionados por um sorteio dos CTT.

Para acederem ao prémio, revela o comunicado da Segurança Informática enviado às redações, os utilizadores terão de responder a um questionário e no final é apresentada "uma raspadinha da sorte. A segunda raspadinha (de um total de 3) é aquela que permite à vitima prosseguir".

Também no final da página, "e como meio de fazer com que a vítima acredite que a campanha é indubitavelmente legítima, são apresentados alguns testemunhos falsos de utilizadores também eles falsos", pode ainda ler-se no comunicado.

Assim que responde às questões apresentadas através da landing page, é então disponibilizada uma página com as raspadinhas. E é depois de raspar a raspadinha da sorte que irá ver o resultado, isto é, o prémio, um telemóvel Samsung Galaxy S9.

Quando clica em 'obtê-lo agora', o utilizador seleciona o smartphone que iria receber, sendo direcionado para uma página final onde lhe são solicitados os dados pessoais que serão usados em futuras campanhas.

Se detetar fraudes como esta, deve contactar as entidades competentes em Portugal, nomeadamente o Centro Nacional de Cibersegurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório