Matilde, a bebé que sofre de Atrofia Muscular Espinhal, deu entrada esta segunda-feira no hospital para fazer o tratamento com o Zolgensma, o medicamento mais caro do mundo. A administração do fármaco tem início marcado para hoje, pelas 10 horas.
Nas redes sociais, na noite de ontem, os pais da menina revelaram que Matilde já se encontra na unidade hospitalar e "pronta para o dia Z". "A enfermeira conseguiu pôr o catéter e já comecei os corticoides", acrescentaram.
"Amanhã [hoje] às 10h começo a fazer o novo tratamento através de intravenosa e demora cerca de 1 hora e meia, se tudo correr como esperado deverei ter alta nas 24 horas a 48 horas seguintes", revela a mesma publicação.
Matilde 'escreve' ainda que "os papás continuam muito ansiosos e apreensivos, mas os seus corações acreditam que vai correr tudo bem".
De lembrar que a bebé Matilde, a quem foi diagnosticada a forma mais grave de Atrofia Muscular Espinhal, vai receber um fármaco inovador cuja utilização apenas está aprovada nos Estados Unidos da América.
O desespero dos pais levou-os a pedir ajuda no Facebook. Portugal uniu-se numa onda de apoio e solidariedade à pequena Matilde, tendo sido angariados os 2 milhões de euros necessários para suportar os custos do medicamento. Porém, o Estado viria a comparticipar na totalidade a despesa associada ao fármaco.