Petição encerrada. Quase 18 mil pessoas dizem 'não' ao Museu Salazar

Os subscritores da petição incluem ex-presos políticos que sentiram na pele a crueldade do Estado Novo e que, por isso, são contra a construção do museu em Santa Comba Dão.

Notícia

© Getty Images

Patrícia Martins Carvalho
27/08/2019 18:07 ‧ 27/08/2019 por Patrícia Martins Carvalho

País

Santa Comba Dão

A petição online contra a criação de um espaço museológico na freguesia do Vimieiro, em Santa Comba Dão, terra natal de António Oliveira Salazar, reuniu praticamente 18 mil assinaturas.

Face a este número, os promotores da iniciativa decidiram desativá-la “por já ter cumprido o principal objetivo: fazer chegar ao primeiro-ministro o repúdio de cerca de 18 mil antifascistas pela criação de um espaço/museu/memorial em Santa Comba Dão”.

Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, os promotores da petição disseram ainda que é sua expetativa - e dos 18 mil subscritores - “travar o que, desde há meses, configurou um aberto ataque à democracia”.

Entre os 18 mil subscritores, recorde-se, encontram-se nomes como Carvalho da Silva (ex-líder da CGTP), Pedro Adão e Silva (analista político), Maria Teresa Horta (escritora), José Barata Moura (antigo reitor da Universidade de Lisboa) e Francisco Fanhais (cantor de intervenção), entre outros.

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas