Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Marcelo enaltece papel da sociedade civil no futuro das sociedades

O Presidente da República enalteceu hoje o papel da sociedade civil e dos seus "mais notáveis" na construção do "futuro das sociedades", considerando que "os países mais avançados são aqueles em que as sociedades são mais fortes".

Marcelo enaltece papel da sociedade civil no futuro das sociedades
Notícias ao Minuto

22:31 - 04/09/19 por Lusa

País Presidente da República

"As sociedades fazem-se não, nem sobretudo, da intervenção dos poderes públicos, mas da iniciativa de pessoas, a começar nas mais notáveis", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa durante a cerimónia de entrega do Prémio António Champalimaud de Visão, em Lisboa.

O chefe de Estado disse que se tem "lembrado muito disso nos últimos dias" ao recordar uma visita a Alexandre Soares dos Santos "no dia em que era inaugurada a nova Faculdade de Economia em Carcavelos", ocasião em que aproveitou para agradecer ao antigo líder do grupo Jerónimo Martins, que morreu em agosto.

"É com homens como ele, é com homens como António Champalimaud, desde logo, que se constrói o futuro das sociedades. Por vezes esquecemos isso, gostamos de pensar que tudo começa e acaba no Estado, não é verdade, começa e acaba na sociedade civil e, dentro dela, começa e acaba naquelas figuras que souberam ver longe e contribuir para o sucesso da sua pátria", advogou.

Na ótica de Marcelo Rebelo de Sousa, "é bom que isso seja dito hoje", no dia em que condecorou a Fundação Champalimaud como Membro Honorário da Ordem do Mérito, porque "as memórias das mulheres e dos homens andam por vezes esquecidas dessa verdade básica".

"Foi essa verdade básica que permitiu a criação da Fundação Champalimaud, é essa verdade básica que permite a projeção de uma fundação que é um motivo de orgulho para Portugal e para todos os portugueses", salientou.

Questionado pelos jornalistas se estas declarações eram dirigidas a alguém, o Presidente recusou, dizendo que "era o reconhecimento, numa fundação como esta, daquilo que foi a visão de um grande homem, mas depois de outros que têm completado".

"Há várias figuras, portuguesas e não portuguesas, neste caso convergindo na Fundação Champalimaud, com a sua filantropia, com a sua benemerência, no fundo a sua dimensão social", apontou.

Na ótica do chefe de Estado, "os países mais avançados são aqueles em que as sociedades são mais fortes".

Marcelo Rebelo de Sousa insistiu que não dá "recados a um mês do último dia de campanha eleitoral".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agraciou hoje a Fundação Champalimaud como Membro Honorário da Ordem do Mérito, assinalando que a instituição "é motivo de orgulho para Portugal e para os portugueses".

Três instituições brasileiras que dão óculos a quem vê mal ou fazem cirurgias complexas a doentes com poucas posses foram distinguidas este ano com o Prémio Champalimaud de Visão, no valor de um milhão de euros, foi hoje anunciado.

O prémio, apresentado como o maior do mundo no campo da visão, foi distribuído pela Fundação Champalimaud, que o promove, ao Instituto da Visão - IPEPO, à Fundação Altino Ventura e ao Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas.

Em 2019, por ser ano ímpar, o prémio reconhece o trabalho feito no terreno por instituições na prevenção e no combate à cegueira e a doenças oftalmológicas em países em vias de desenvolvimento. Em anos pares, o galardão distingue a investigação científica na área da visão.

Na cerimónia, a presidente da fundação, Leonor Beleza, assinalou que a Champalimaud cresceu em atividade, na investigação, em notoriedade e em reputação, e que a "responsabilidade cresce em consequência desse crescimento também".

Sobre o prémio, Leonor Beleza salientou que "cerca de 75% da cegueira é evitável, poderia ser tratada".

A líder da instituição aproveitou também para adiantar que o centro de investigação e tratamento de cancro do pâncreas, que vai nascer em Lisboa, já está em construção e será inaugurado "dentro de pouco mais de um ano".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório