Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Projeto que engloba companhia de teatro da Covilhã premiado pela UNESCO

O 'Tell Me', projeto europeu cujo representante português é a ASTA - Associação de Teatro e outras Artes, com sede na Covilhã, recebeu o Prémio Confúcio de Alfabetização, atribuído pela UNESCO com o apoio da República Popular da China.

Projeto que engloba companhia de teatro da Covilhã premiado pela UNESCO
Notícias ao Minuto

12:10 - 10/09/19 por Lusa

Cultura Alfa

"O Prémio Confúcio, estabelecido pela UNESCO, é um reconhecimento para aqueles que se dedicam à alfabetização de adultos. Em 2019, o prémio teve como tema de referência 'Alfabetização e Multilinguismo' e foram distinguidos três projetos a nível mundial, incluído o 'Tell Me', refere a ASTA em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Segundo a informação, o prémio foi entregue na sede da UNESCO em Paris, na segunda-feira, dia em que se comemora a alfabetização centrada no multilinguismo.

A informação lembra que o 'Tell Me' é um projeto no campo do ensino não formal da língua e da matemática, tendo como ferramenta o teatro.

Financiado ao abrigo do programa Erasmus +, o projeto foi desenvolvido nos últimos dois anos, tendo juntado num consórcio europeu várias estruturas que se dedicam ao ensino e às artes dramáticas.

"O 'Tell Me' é um projeto científico de investigação que junta o ensino ao teatro para através das suas potencialidades conseguir chegar mais longe no que diz respeito ao ensino da língua e da matemática".

A ASTA foi a companhia escolhida para representar Portugal nesta metodologia, que visa ensinar as populações migrantes na aprendizagem da língua e da matemática ao chegarem a um país desconhecido.

Além da ASTA, a equipa junta as associações IFALL - Integration for Alla de Örkelljunga, da Suécia, e dois relevantes organismos de Itália, designadamente o Nuovo Comitato, de Gubio, associação criada pelo Nobel da Literatura Dario Fo, representada pelo seu filho Jacopo Fo, diretor científico do projeto, e a ANL - Associazione Nuovi Linguaggi, da cidade de Loreto.

De acordo com o referido, o projeto foi "concluído com enorme êxito" e foram desenvolvidas várias ferramentas e metodologias ao longo destes dois anos de trabalho e pesquisa que decorreu em Portugal, Itália e Suécia, tendo a equipa pedagógica e criativa do 'Tell Me' desenvolvido vários materiais didáticos, de entre os quais um manual para o ensino da língua e da matemática, disponível em cinco idiomas (Português, Inglês, Italiano, Sueco e Turco) e que pode ser descarregado gratuitamente na página oficinal do projeto na internet.

"Embora o projeto já tenha tido o seu termino, as ações do 'Tell Me' continuam. Até 2020, serão realizadas várias oficinas nos Centros de Educação de Adultos, que decorrerão nas 20 regiões italianas, bem como em toda a Andaluzia, em Espanha. Outro dos objetivos será traduzir o manual construído durante o desenvolvimento do 'Tell Me' para alemão, francês e espanhol, e consequentemente disseminar a metodologia do projeto nos países de língua espanhola, alemã e francesa", acrescenta o comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório