Matilde já teve alta. Perímetro cefálico da bebé diminuiu após operações
A menina já está em casa com os pais e os irmãos.
© Facebook / Matilde, uma bebé especial
País Bebé Matilde
A pequena Matilde, que sofre de atrofia muscular espinhal do tipo 1, teve alta do hospital, esta quarta-feira, dia 25 de setembro, depois de ter sido submetida, em apenas uma semana, a duas cirurgias seguidas para ajudar o líquido cefalorraquidiano a circular.
De acordo com uma publicação feita pelos pais da bebé nas redes sociais, os médicos estão “muito satisfeitos” com a evolução do estado de saúde da menina.
“O perímetro cefálico já diminuiu para 43 cm. Estou mais comprida, com 65 cm e o peso está ‘normal’ com 6,490 kg”, escreveu o casal na página de Facebook ‘Matilde, uma bebé especial’.
Matilde já está em casa com os pais e os irmãos, de quem tinha "muitas saudades".
Recorde-se que Matilde ficou conhecida por todos os portugueses depois de os pais terem feito um pedido de ajuda monetária para a menina tomar um medicamento ‘milagre’ - Zolgensma – que é a única esperança para os doentes que sofrem de atrofia muscular espinhal do tipo 1. O medicamento custa 2 milhões de euros e só está disponível nos EUA. Uma onda de solidariedade conseguiu angariar, em poucos dias, o total do valor. Contudo, o Estado português acabou por subsidiar e promover a administração do medicamento, não só a Matilde como a outra menina que sofre da mesma doença.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com