As alterações climáticas são um assunto que está na ordem do dia e, questionados os portugueses se acreditam no aquecimento global da Terra, a resposta foi perentória: 93,7% disse acreditar.
Esta percentagem diminuiu ligeiramente quando foi perguntado aos inquiridos se acreditam que a ação humana tem consequências na ‘saúde’ do planeta – 90,3%.
Porém, ao serem questionados quanto ao facto de terem conhecimento de que deixar de consumir carne de vaca terá impacto nas alterações climáticas, as respostas seguiram outro caminho.
De acordo com a Marktest, cerca de dois terços dos inquiridos, o que corresponde a 61,6% , disseram não estar de acordo com tal afirmação, enquanto 29,2% disse estar consciente do facto de que consumir carne de vaca tem implicações no clima.
Nesta senda, 54,5 % dos inquiridos disseram não estar a pensar em reduzir o consumo de carne bovina, enquanto 32,2% responderam que sim, com 13,3% a responderem que não consomem este alimento.
Para terminar, de referir que foi no intervalo de idades entre os 16 e os 24 que foram “encontradas as percentagens mais elevadas (48,1%) de intenção de reduzir o consumo de carne de vaca”.