329 armas de fogo ilegais entregues à PSP em apenas nove dias
A maioria foi entregue no distrito de Lisboa.
© iStock
País Armas de fogo
Os portugueses entregaram às autoridades 329 armas de fogo ilegais em apenas nove dias, informa a PSP num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
A armas em questão foram entregues entre os dias 22 e 30 setembro de 2019, data em que entrou em vigor o Regime Jurídico das Armas e Munições, que permite um prazo de 180 dias para a entrega voluntária de armas ilegais.
Do total de armas ilegais entregues, 233 eram utilizadas em caça e 48 eram armas curtas como pistolas e revólveres. A tipologia das restantes não é mencionada pela PSP.
Além das armas de fogo foram apreendidas 865 munições.
Já a nível geográfico, Lisboa foi o distrito onde ocorreram mais entregas, com 176 armas entregues em esquadras da PSP e 23 no Departamento de Armas e Explosivos. Segue-se Coimbra, com 35 entregas e Leiria com 27.
A PSP recorda ainda que todos os cidadãos que possam ter na sua posse armas ilegais e/ou em situação contra-ordenacional, que dispõem de 180 dias, após o dia 22 de setembro, para fazer essa entrega sem repercussão criminal. Quem quiser pode ainda legalizar a sua situação de licenciamento, como seja de Licenças de Uso e Porte de Armas caducadas, armas de familiares falecidos ou declarações de compra e venda não entregues em tempo, entre outras, beneficiando assim da não aplicação de coima.
Para tal, os cidadãos devem deslocar-se a qualquer esquadra, da PSP ou GNR, levando consigo armas, munições e documentação.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com