Armazém de rações causador de mau cheiro em Alverca vai ser deslocalizado
O presidente da junta de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, disse hoje que o armazém de rações que está a originar maus cheiros na cidade vai ser deslocalizado até ao dia 25 deste mês.
© iStock
País Alverca
Em causa está a queixa de moradores da zona norte e centro da cidade de Alverca, no distrito de Lisboa, da presença, desde há cerca de um mês, de um forte odor, proveniente de um armazém de rações.
"Tivemos uma reunião esta manhã com a empresa que, reconhecendo a sua responsabilidade, se comprometeu a retirar o material, a única solução para pôr fim aos maus cheiros", disse à agência Lusa o presidente da União de Freguesias de Alverca e do Sobralinho, Carlos Gonçalves (CDU).
O autarca referiu que as autoridades apuraram que "os odores advêm do armazenamento da casca de milho, subproduto obtido no processo de transformação de extração de amido de milho, que entrou em combustão lenta, libertando um cheiro intenso".
"Estes odores, do ponto de vista moral, sujeitam a população ao desconforto e mau estar. Esta população tem sido ao longo dos anos muito fustigada do ponto de vista ambiental, sofrendo os impactos do aterro sanitário de Mato da Cruz", apontou.
Também a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira se tem pronunciado sobre este problema, referindo que os serviços municipais "estão a desenvolver todas as diligências que estão ao seu alcance".
Nesse sentido, a autarquia adiantou que notificou também a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) para verificação das condições higiénico-sanitárias.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com