Segundo José Marques Coelho, o acidente ocorreu o início desta manhã, quando a embarcação onde estavam os três pescadores a trabalhar "embateu em rochas e encalhou, perto da costa, sendo os tripulantes resgatados por uma outra embarcação de pesca local que estava nas proximidades".
O comandante da capitania da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, distrito do Porto, detalhou que, "após o alerta, foram mobilizados para o local a lancha salva-vidas do Instituto Socorros a Náufragos, o piquete da Polícia Marítima, os Bombeiros Voluntários e Vila do Conde e o INEM".
O responsável pela autoridade marítima nos dois concelhos detalhou, ainda, que "os tripulantes foram levados para terra apenas com ferimentos ligeiros, embora dois deles tenha sido encaminhados para o hospital com sinais de hipotermia".
José Marques Coelho explicou, também, que a embarcação encalhada foi posteriormente retirada para terra, com auxílio dos populares e de um trator.
De acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional Emergência e Proteção Civil, o alerta para o "afundamento ou adornamento" foi dado às 07h25, tendo mobilizado 16 operacionais e sete viaturas.