O Comando Territorial de Beja, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Aljustrel, apreendeu esta quinta-feira 104 cavalos durante uma fiscalização a duas explorações pecuárias, nos concelhos de Aljustrel e Ferreira do Alentejo, distrito de Beja.
Em comunicado enviado às redações, a GNR refere que a ação foi realizada na sequência de uma denúncia através da linha SOS Ambiente e Território.
Foram fiscalizados 115 equídeos, dos quais 104 foram apreendidos "por falta de identificação e de condições de salubridade".
No seguimento da fiscalização, diz ainda a autoridade competente, foi ainda detetada uma infração por falta de registo de exploração pecuária e levantados os autos de contraordenação por falta de identificação de equídeos e de bem-estar animal, punidos com coimas cujo valor máximo pode atingir os 3.750 euros.
Esta ação foi realizada em conjunto com elementos da Direção Geral de Alimentação e Veterinária do Alentejo, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo e dos Médicos Veterinários Municipais de Aljustrel e Ferreira do Alentejo.