Governo propõe reforço de missões de militares de segurança em África
O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, disse hoje à Lusa que o Governo vai propor o reforço das missões militares de segurança em África, nomeadamente no Mali.
© Global Imagens
País João Cravinho
"A perspetiva do Governo é a de que podemos manter e até reforçar a nossa relação de segurança com o continente africano. O esforço que foi feito em 2018 e 2019 é para continuar assumindo a liderança da Missão de Formação da União Europeia no Mali", disse à Lusa João Gomes Cravinho.
O Ministro da Defesa Nacional que se encontra na capital do Senegal para participar no 6.º Fórum Internacional de Dacar sobre a Paz e a Segurança em África considera a Missão de Formação no Mali "muito importante, com muitos militares e que representa um compromisso muito forte da União Europeia para com a região".
No final da semana vai realizar-se, em Lisboa, o Conselho Superior da Defesa Nacional presidido pelo chefe de Estado e que tem a responsabilidade de aprovar as Forças Nacionais Destacadas para 2020, referiu o governante.
A participação das Forças Nacional Destacadas em operações de cariz internacional enquadra-se no âmbito de organizações internacionais que Portugal integra, designadamente a Aliança Atlântica, a União Europeia, as Nações Unidas, assim como no quadro bilateral ou multilateral, com países aliados.
Leia Também: Ministro da Defesa promete incentivos para recrutar para Forças Armadas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com