Definida dimensão dos navios que podem atracar nas Lajes das Flores
Navios podem ter até 90 metros de comprimento e calado até cinco metros.
© Bruno Costa
País Ilha das Flores
Dois meses depois de o furacão Lorenzo ter devastado o porto das Lajes das Flores, as ilhas do Grupo Ocidental dos Açores continuam a sofrer com as consequências da tempestade.
Como o único porto de abastecimento das Flores foi destruído, desde essa altura que a chegada de mercadorias a esta ilha, assim como ao vizinho Corvo, tem estado comprometida.
Estas duas ilhas têm exigido ao Governo melhores e mais rápidas respostas perante esta dificuldade, mas, de acordo com os habitantes, estas têm tardado a surgir e são insuficientes.
Esta terça-feira chegou mais uma resposta que era aguardada não só pela população como pelo Governo Regional, para que este possa contratar um navio que satisfaça as necessidades de abastecimento da ilha. A Autoridade Marítima definiu a dimensão dos navios que podem operar no porto das Lajes das Flores.
A partir de agora, navios até 90 metros de comprimento e com calado até cinco metros podem atracar no porto, segundo anunciou o Capitão do porto das Flores, Rafael Silva.
Numa nota emitida na noite desta terça-feira e citada pela RTP Açores, o Capitão explicou ainda que a infraestrutura poderá também ser utilizada durante a noite, desde que com aviso prévio.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com