Cenário macroeconómico é condizente com o esboço entregue em Bruxelas

A líder parlamentar do CDS-PP, Cecília Meireles, afirmou hoje que o Governo lhe transmitiu que o cenário macroeconómico da proposta de Orçamento para 2020 "é condizente" com o esboço orçamental já entregue pelo executivo em Bruxelas.

Notícia

©

Lusa
10/12/2019 12:13 ‧ 10/12/2019 por Lusa

Política

CDS

Cecília Meireles falava aos jornalistas na Assembleia da República, após uma reunião em que o Governo, numa delegação liderada pelo ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno, apresentou ao CDS-PP as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020.

"Aquilo que nos foi transmitido é que este cenário [da proposta de Orçamento] é condizente com o cenário que anteriormente já tinha sido apresentado pelo Governo e que foi reportado a Bruxelas. Foi-nos dito que coincidia com o esboço [de Orçamento para o próximo], mas vão ter que perguntar isso ao senhor ministro [Mário Centeno]", declarou a presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP

No projeto de plano orçamental entregue em Bruxelas, com base em "políticas inalteradas", o Governo antecipou que o défice fique este ano em 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB), menos uma décima do que o previsto no Programa de Estabilidade 2019-2023, apresentado em abril, prevendo para 2020 um saldo orçamental nulo, menos três décimas face ao excedente de 0,3% previsto no Programa de Estabilidade.

Ainda de acordo com o Projeto de Plano Orçamental enviado para Bruxelas, prevê-se que a economia portuguesa desacelere de um crescimento de 2,4% em 2018, para um crescimento de 1,9% em 2019 e volte a acelerar para um crescimento de 2% no próximo ano.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas