Acabou o Natal e é hora de nos 'livrarmos' dos (muitos) resíduos que esta época deixa. A pensar nisso - e de forma a que tudo seja colocado no seu devido lugar - a Câmara Municipal de Lisboa colocou, no Facebook, uma publicação que o ajuda a saber o que deve fazer a uma das coisas mais difíceis de solucionar: "O que fazer ao óleo usado?"
"Depois do Natal e de muitas rabanadas, azevias e sonhos... o que fazer ao óleo usado?", começa por questionar o post, colocado na rede social na manhã desta sexta-feira.
Depois, a autarquia deixa diversos avisos que tem mesmo de saber:
- Poluem as águas dos lençóis freáticos;
- Os óleos usados não são lixo, por isso não os deposite nos contentores;
- Provocam danos na rede de saneamento.
Para um correto depósito dos óleos usados deve colocá-los "em recipientes bem fechados" e depositá-los "nos oleões". A Câmara dá uma ajuda e mostra-lhe um mapa com todos os oleões da cidade, de modo a encontrar o mais perto de si ou aquele que mais lhe convém. Consulte-o aqui.
Recorde-se que, em Lisboa, o Natal trouxe duas noites sem recolha de lixo: de 24 para 25 e de 25 para 26 de dezembro. Na altura, a autarquia pediu que colocasse "os seus resíduos nos contentores apenas na noite de 26".
Leia Também: Carris com horários especiais de 21 dezembro a 2 de janeiro. Saiba quais