PSP sugere transportes públicos para passagem de ano na Praça do Comércio
PSP vai reforçar as medidas de segurança em Lisboa e pede às pessoas para irem de forma antecipada para um dos principais palcos das celebrações.
© iStock
País Réveillon
A Praça do Comércio, em Lisboa, é tradicionalmente um dos locais mais procurados para as celebrações da passagem de ano. Milhares de pessoas costumam aglomerar-se todos os anos naquela zona para assistir aos concertos e ver o espetáculo de fogo de artifício, algo que não será diferente nesta passagem de ano.
Nesse sentido, a PSP deu esta segunda-feira uma conferência de imprensa na qual deu a conhecer o plano de segurança para a passagem de ano. A subintendente Sofia Godinho anunciou o reforço das medidas de segurança na Praça do Comércio e nas zonas em redor e fez dois pedidos em particular aos foliões.
“Pedimos que a maioria das pessoas venha de forma antecipada e de transportes públicos”, destacou a subintendente, que depois falou sobre os pontos a partir dos quais não será possível aceder à Praça do Comércio de veículos motorizados quando os ponteiros do relógio chegarem às 17h. Esses pontos são as interseções da Avenida Mouzinho de Albuquerque com a Avenida Infante Dom Henrique, do Martim Moniz com a Praça da Figueira, dos Restauradores com o início do Rossio e da Avenida Dom Carlos I com a Avenida 24 de Julho.
Estão são as outras vias que vão ser cortadas: Rua de São Paulo; Praça Duque de Terceira/Cais do Sodré (trânsito é desviado para a Rua do Alecrim ou inverte e segue para a Avenida 24 de Julho); Rua do Arsenal; Rua da Alfândega com a Praça do Comércio; Rua Vitor Cordom com a Calçada do Ferregial; Rossio – Praça D. Pedro IV, encerrado o acesso à Rua do Ouro; Praça da Figueira – encerrado o acesso à Rua dos Fanqueiros e Rua dos Douradores; Rua da Conceição vai ser encerrada.
“Há um outro perímetro mais interior por forma a fazermos os controlos de acesso à Praça do Comércio, que vai ter oito pontos de entrada na Praça do Comércio e apenas um ponto de saída, que fica mais perto da Ribeira das Naus”, disse Sofia Godinho.
A PSP indicou que nestes oito pontos de entrada serão feitas revistas, e a subintendente apelou às pessoas para terem em atenção a lista de objetos que não podem levar para o perímetro das celebrações de passagem de ano na Praça do Comércio. Entre esses objetos destacou as garrafas de vidro, chapéus de chuva, megafones e relembrou que as mochilas devem ser inferiores ao tamanho A3.
Este ano os Ornatos Violeta e os Xutos & Pontapés vão atuar na Praça do Comércio na noite de 31 dezembro. Os concertos tem ínicio marcado para as 21h30.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com