Marques Mendes: "Há duas PPP que vão voltar a ser PPP: Cascais e Loures"
"Acabam, mas vão ser abertos novos concursos para duas novas PPP", assegurou o comentador na SIC.
© Global Imagens
Economia Luís Marques Mendes
Luís Marques Mendes falou sobre as Parcerias Público-Privadas (PPP) na Saúde, no seu habitual comentário de domingo no Jornal da Noite da SIC, e o ex-líder do PSD trouxe novidades.
Começando por questionar o que é que o país sabe sobre este assunto, Marques Mendes parte, de seguida, para a resposta. "Sabe que o Governo acabou com as quatro PPP na área da Saúde: Cascais, Braga Vila Franca de Xira e Loures."
"A novidade que tenho é a seguinte, com total segurança: Há duas PPP que vão voltar a ser PPP. Acabam, mas vão ser abertos novos concursos para duas novas PPP, Cascais e Loures", avançou.
Cascais é o processo que "está mais avançado". O Governo "vai lançar dentro de dias ou dentro de semanas um novo concurso para criar uma nova Parceria Público-Privada para o Hospital de Cascais".
Entretanto, continua o comentador, "esta administração fica a administrar o hospital até dezembro do próximo ano e haverá um outro concurso para escolher um novo parceiro que poderá ser o atual ou ser outro".
E o mesmo também em Loures: "O processo não está tão adiantado mas a orientação política do Governo é no mesmo sentido e entretanto esta gestão ficará" até janeiro de 2022.
"As duas vão ser repostas com estes parceiros ou com outros. Relativamente a estas duas, acho que deram bom resultado, por isso é positivo", concluiu Marques Mendes.
Recorde-se que, na semana passada, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) anunciou que o Estado decidiu não renovar a atual parceria público-privada (PPP) do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que é gerido pelo grupo Luz Saúde.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com