Ilha da Madeira. Incêndio na Calheta lavra há mais de 24 horas
Fogo florestal está a ser combatido por mais de 20 operacionais.
© Reuters
País Madeira
Mais de duas dezenas de bombeiros de quatro corporações combatem, esta terça-feira, um incêndio na Ponta do Pargo, município da Calheta, na ilha da Madeira.
De acordo com os Bombeiros da Calheta o fogo deflagrou na madrugada de segunda-feira e desde aí que não dá tréguas.
As ações de combate decorrem no sítio da Corujeira, numa zona de mato e eucaliptos, sendo que as chamas lavram com intensidade e começam a aproximar-se de algumas residências, impelidas pelo vento, por vezes forte, que se faz sentir na zona.
.Segundo informação do Serviço de Proteção Civil da Madeira, estão mobilizados 28 operacionais e 14 meios terrestres dos bombeiros da Calheta (concelho a que pertence a freguesia da Ponta do Pargo), dos Voluntários Madeirenses, dos Voluntários de Câmara de Lobos e dos bombeiros de São Vicence/Porto Moniz, bem como do Corpo da Polícia Florestal, do Comando Regional de Operações de Socorro e do Serviço Municipal de Proteção Civil da Calheta.
O incêndio deflagrou inicialmente no sítio da Lombada Velha, às 5h16 desta segunda-feira, e desde então têm ocorrido pequenos focos em várias localidades da freguesia.
O tempo quente e seco que se faz sentir na Madeira, com as temperaturas a ultrapassar os 25 graus, ocasionou já vários focos de incêndios rurais um pouco por toda a ilha.
Leia Também: Relatório aponta falha na mobilização dos meios aéreos em fogo de 2019
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com