Cadaval investe mais de meio milhão para reduzir perdas de água
A Câmara do Cadaval vai investir mais de meio milhão de euros num sistema de telegestão das redes de água de consumo, para reduzir as perdas, que ultrapassam os 30% do que é consumido, disse hoje o seu presidente.
© iStock
País Cadaval
"É um sistema que permite controlar as perdas de água, seccionar as redes para se ter noção das roturas e repará-las mais rapidamente, além de fazer leitura 'online' dos consumos", explicou José Bernardo Nunes à agência Lusa.
Esta autarquia do distrito de Lisboa lançou concurso de cerca de 590 mil euros para a aquisição do sistema de gestão e controlo de perdas na rede de distribuição de água de consumo humano no concelho.
O autarca explicou que as perdas de água no concelho ultrapassam os 30% de água consumida, justificando assim a necessidade desta compra.
O investimento vai ser financiado em 40% por fundos comunitários, através do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.
O sistema vai ser implementado dentro de oito meses, depois de selecionada a empresa concorrente e adjudicado o contrato, de acordo com o anúncio do procedimento, lançado no início deste mês em Diário da República.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com