PSP já identificou alguns dos adeptos envolvidos no caso Marega
As imagens de videovigilância terão sido fundamentais para a identificação dos suspeitos.
© Getty Images
País Marega
A Polícia de Segurança Pública (PSP) já identificou alguns dos adeptos que insultaram com cânticos e gritos racistas o futebolista Moussa Marega, no passado domingo, no jogo do FC Porto frente ao Vitória de Guimarães, avança a TVI24.
O canal de Queluz diz ainda que as imagens de videovigilância foram fundamentais para a identificação dos suspeitos.
Já à Lusa, fonte policial garantiu que foram "vários" os identificados, mas não avançou com um número.
A mesma fonte disse ainda que todas as informações recolhidas são enviadas para o Ministério Público (MP) de Guimarães, no âmbito do processo crime, e para a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto, que instaurou um processo contraordenacional.
A PSP vai continuar com as diligências para recolher informações e identificar outros envolvidos nos cânticos racistas.
No domingo, recorde-se, o avançado dos dragões pediu para ser substituído, ao minuto 71 do jogo da 21.ª jornada da I Liga, entre o FC Porto e o Vitória de Guimarães, depois de ter ouvido cânticos e gritos racistas de adeptos da formação vimaranense.
O FC Porto venceu por 2-1, mas o resultado pouco interessou. Da Esquerda à Direita, quase todos os partidos condenaram os insultos e parabenizaram a atitude de Marega em deixar o relvado. António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa também já reagiram e relembraram que o racismo é crime em Portugal.
Já a PSP recordou, na segunda-feira, que este tipo de comportamentos racistas e xenófobos configuram "um crime previsto e punido no Código Penal", punível com uma pena de prisão de seis meses a cinco anos ou com uma coima entre mil e 10 mil euros.
Ainda na segunda-feira, a Procuradoria-Geral da República confirmou a abertura de um inquérito aos insultos de que foi alvo o jogador do FC Porto.
[Notícia atualizada às 13h08]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com