Prova de professores "é uma péssima ideia" que visa "despedir"
Lobo Xavier afirmou, ontem, no programa ‘Quadratura do Ciclo’, que a prova de avaliação de professores “é uma péssima ideia” e que “criou turbulência nacional”. Pacheco Pereira e António Costa partilham da mesma opinião, considerando que esta foi criada com o “objectivo de despedir”.
© DR
País Lobo Xavier
A prova de avaliação a que os professores vão ser sujeitos este ontem em discussão, no programa da SIC Notícias ‘Quadratura do Ciclo’.
“Acho uma ideia péssima. Se alguém tem ideia de que realmente existem professores a mais ou que é preciso ter menos professores contratados, arranje-se uma forma de tratar o problema mais directa e mais franca. Essa, a meu ver, é profundamente negativa”, criticou Lobo Xavier, para quem a prova “criou uma turbulência nacional sem nenhum resultado positivo, sem nenhuma vantagem para a reforma do Estado e para o processo educativo ou para a reorganização das escolas. Completamente desnecessária, lamento”.´
Também Pacheco Pereira pensa de forma semelhante, sobre a medida proposta pelo Ministério da Educação e Ciência, liderado pelo ministro Nuno Crato.
“Na realidade, o objectivo é despedir. Primeiro objectivo e claro. E por outro lado criar uma contínua pressão sobre os diferentes grupos da Função Pública no sentido que eles ou rescindam, o se reformem ou se vão embora. É uma política estruturada de afastar essas pessoas do exercício das suas profissões”, acrescentou o professor universitário.
O último comentador a mostrar o seu descontentamento foi António Costa. O presidente da Câmara de Lisboa acredita que a prova de avaliação docente se trata de “mais uma peça na estratégia de diminuição daquilo que é o regente e na descredibilização e desqualificação do sistema de ensino”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com