Com o número de casos a crescer em Portugal - 39 confirmados até ao momento - a Direção-Geral de Saúde alerta para a correta e constante lavagem de mãos, afirmando que esta é "a medida mais efetiva" para prevenir a infeção pelo SARS-CoV-2.
Cada lavagem deve demorar cerca de 20 segundos, o mesmo tempo que "demora a cantar os Parabéns a Você", explica a autoridade de saúde.
Percorra a galeria e veja como lavar corretamente as mãos passo a passo.
São já mais de 114 mil casos de infeção pelo novo coronavírus e mais de 4 mil mortos.
Em Portugal já começaram a ser tomadas medidas de contenção mais preventivas, como o encerramento de lares, escolas, universidades, ou suspensão de visitas nos hospitais e prisões.
A ministra da Saúde anunciou que os eventos com mais de 1.000 pessoas à porta fechada devem ser cancelados e foram também suspensos todos os voos entre Portugal e zonas mais afetadas de Itália.
A Direção-Geral de Saúde (DGS) vai ser ouvida hoje no Parlamento e o primeiro-ministro, António Costa, reúne-se com os ministros das Finanças, da Economia, Administração Interna, Saúde, Infraestruturas e Planeamento sobre a resposta ao surto do Covid-19. Mais medidas poderão ser tomadas se o número de infetados subir.