Governo suspende ligações aéreas, ferroviárias e restringe as terrestres

Estarão apenas disponíveis, a partir das 23h de segunda-feira, nove pontos de fronteira terrestre. Estão ainda canceladas ligações aéreas e ferroviárias com Espanha a partir de hoje.

Notícia

© Global Imagens

Filipa Matias Pereira
16/03/2020 16:03 ‧ 16/03/2020 por Filipa Matias Pereira

País

Covid-19

Numa comunicação ao país, na tarde desta segunda-feira, o ministro da Administração Interna anunciou que serão suspensas ligações aéreas e ferroviárias com Espanha. No que às fronteiras terrestres diz respeito, a travessia realizar-se-á apenas em nove pontos que terão controlo sanitário. 

Estas medidas entram em vigor às 23h de hoje (24h em Espanha) e prevê-se ainda, como garantiu Eduardo Cabrita, que estes nove postos fronteiriços tenham controlos sanitários. "Será autorizada a circulação de veículos de mercadorias, de cidadãos nacionais ou residentes em Portugal", de pessoas que tenham de se deslocar para terem acesso "a cuidados de saúde" do outro lado da fronteira se for o caso e "a saída de cidadãos estrangeiros que residam noutros países da União Europeia". 

Todas as deslocações "que não sejam de mercadorias nem de trabalho" estarão "a partir desta noite impedidas". Para garantir o cumprimento destas medidas, nas fronteiras estarão, em permanência, equipas dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e ainda elementos das restantes forças de segurança. 

O Governo determinou ainda a "suspensão do tráfego aéreo entre os dois países, a partir também do final do dia de hoje. É igualmente suspensa a ligação ferroviária, tal como as duas ligações fluviais regulares que existem, uma no Minho, outra no Algarve".

Com efeito, titulares de embarcações de recreio estarão simultaneamente impedidos de atracarem em marinas ou pontos similares no país. Estas restrições, vincou o ministro, "correspondem às regras europeias de gestão de fronteiras e integram-se nas orientações hoje aprovadas na reunião de ministros da Saúde e da Administração Interna". 

Estas medidas deverão vigorar, pelo menos, "até ao dia 15 de abril"

Recorde-se, como anunciou a ministra da Saúde ao início da tarde desta segunda-feira, que foi registada a primeira vítima mortal em Portugal devido à Covid-19. Trata-se de um homem de 80 anos que estava hospitalizado há vários dias no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e que tinham várias patologias associadas. 

 

[Notícia atualizada às 17h27]

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas