Hospital de São João vai enviar resultados negativos do COVID-19 por SMS
Medida implementada esta segunda-feira pelo Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) tem como intuito libertar recursos humanos para outras tarefas, agilizando também a comunicação ao doente.
© Global Imagens
País Coronavírus
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) anunciou esta segunda-feira a implementação de uma nova forma de comunicar os resultados negativos de testes à Covid-19 para agilizar a comunicação com o doente e, ao mesmo, tempo libertar recursos humanos para outras áreas.
Os resultados negativos de pessoas que colhem amostra biológica para o teste ao novo coronavírus passam, assim, a ser enviadas por SMS.
O utente recebe a seguinte mensagem: "Informamos que o resultado da análise COVID-19 realizada na urgência do CHUSJ foi NEGATIVO".
De acordo com Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, "esta solução inovadora liberta os recursos humanos para outras tarefas, evita erros e torna mais célere a comunicação, reduzindo a ansiedade e tranquilizando os cidadãos".
Todos os utentes que fazem o teste, sublinhe-se, recebem as devidas recomendações médicas sobre os cuidados a ter no domicílio, no que respeita ao utente e à família. Só se o resultado for negativo é que é enviado de forma automática por SMS.
Se o resultado do teste for negativo e já se encontrar em quarentena, deve permanecer até cumprir a totalidade do período pré-determinado e, se está sintomático, deve manter-se em isolamento social no domicilio até que se sinta completamente recuperado (sem sintomas respiratórios e sem febre).
Nos casos positivos, o médico liga ao utente para avaliar a abordagem clínica mais adequada.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com