O movimento ‘Todos pelos Açores’ tinha como objetivo angariar 100 mil euros para comprar material médico para a região, face à pandemia da Covid-19. Em pouco mais de uma semana, o objetivo foi ultrapassado e chegou aos 121.522.64 euros.
Com as doações, o movimento adquiriu 11 ventiladores e 11 monitores de sinais vitais, bem como algum material de proteção individual, que foi comprado depois da validação de vários profissionais de saúde e da Secretaria Regional da Saúde.
Além disso, num comunicado partilhado na página de Facebook ‘Todos pelos Açores’, os fundadores do movimento adiantam que já encomendaram mais cinco monitores de sinais vitais e estão “a trabalhar no sentido de garantir mais material de proteção individual”.
Com a missão mais do que cumprida, a campanha de angariação de fundos vai ser encerrada dentro de dois dias.
O 'Todos pelos Açores' é liderado por João Almeida, André Delmar e Duarte Viveiros, este último médico no Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.
"Este movimento nasceu do Duarte Viveiros, médico no Hospital Divino Espírito Santo, tendo em conta a perceção no local das necessidades reais do Serviço Regional de Saúde e a preocupação, tanto com a população como pelos profissionais de saúde, devido ao que aí vêm", frisou João Almeida à agência Lusa, há uma semana, altura em que lançaram o movimento.
Recorde-se que os Açores têm 24 casos positivos do novo coronavírus espalhados por cinco ilhas: São Miguel, Terceira, Faial, Pico e São Jorge.