O documento explica que a autarquia entregou "máscaras, luvas, batas, cobre sapatos e desinfetante" ao "Centro de Saúde de Cinfães, a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), às corporações dos bombeiros voluntários de Cinfães e de Nespereira, e à GNR de Cinfães e Souselo".
"Com vista a reforçar os equipamentos de proteção individual, o município continua a adquirir material para entregar às instituições", adianta o executivo num comunicado, ao mesmo tempo que apela a todos os munícipes para que mantenham um comportamento responsável e sereno, seguindo as orientações e recomendações da Direção Geral da Saúde.
O município na quarta-feira já tinha ativado o Plano Municipal de Emergência covid-19 de forma a "acentuar o esforço de diminuir e impedir os contágios pelo novo coronavírus", explica o documento.
O plano ativado "permite reforçar e organizar todos os meios e recursos disponíveis no concelho, para apoiar as unidades de saúde na preparação e operacionalização da receção, triagem e encaminhamento de doentes para as unidades de saúde de referência".
"O mesmo prevê, também, respostas ao nível do apoio social à população em geral, com especial atenção às populações de risco, nomeadamente aos idosos com suporte familiar insuficiente ou inexistente e outros cidadãos com necessidades especiais", lê-se.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 505 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 23.000.
Dos casos de infeção, pelo menos 108.900 são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito na quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).