O gabinete de Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, divulgou uma nota, esta terça-feira, na qual reforça o combate à violência doméstica, tendo em conta em particular o período de confinamento devido à pandemia da Covid-19.
"Nesta época de isolamento social, é importante lembrar que as vítimas de violência doméstica não estão sozinhas", ressalva uma publicação divulgada na página oficial no Twitter da Presidência do Conselho de Ministros.
É ainda sublinhado que a Rede Nacional de Apoio "está a funcionar e pronta a responder a todos os pedidos".
"Se é vítima ou conhece quem seja, peça ajuda", reforça a mesma nota.
Nesta época de isolamento social, é importante lembrar que as vítimas de violência doméstica não estão sozinhas. Se é vítima ou conhece quem seja, peça ajuda. A Rede Nacional de Apoio está a funcionar e pronta a responder a todos os pedidos. pic.twitter.com/nvjzDw7JoP
— Presidência do Conselho de Ministros (@mpresidencia_pt) March 31, 2020
É de recordar que, como anunciou a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade Rosa Monteiro esta semana, existe um novo número para envio de 'SMS' - 3060 - para pedir ajuda em caso de violência doméstica.
Este novo instrumento de apoio que pretende contornar limitações da linha telefónica e do e-mail já existentes, como o facto de muitas mulheres não terem acesso a email ou um telefonema poder colocar as mulheres numa situação de alguma vulnerabilidade se viverem com o agressor e não tiverem liberdade para falar abertamente.