Um dos temas que marcou este domingo de Páscoa atípico foi o agradecimento do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, a um enfermeiro português que trabalha no Hospital St. Thomas, em Londres.
O governante, diagnosticado com Covid-19, esteve internado durante uma semana na unidade de cuidados intensivos do hospital, devido a complicações com a infeção.
Depois de receber alta, Boris Johnson fez questão de agradecer aos profissionais de saúde que o acompanharam, principalmente, a dois enfermeiros que não saíram do seu lado durante 48 horas, “quando as coisas podiam ter dado para o torto”.
E Luís Pitarma é um desses dois profissionais de saúde a quem o governante está muito agradecido. No vídeo, Boris Johnson apenas refere que Luís é de “perto do Porto”. Contudo, através da sua página pessoal de Facebook, é possível perceber que o enfermeiro português é natural de Aveiro.
Já a SIC Notícias avança com mais informações. De acordo com este canal de televisão, Luís Pitarma tem 29 anos, estudou na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e, tal como tantos outros portugueses, rumou ao Reino Unido pouco depois de terminar o curso, que terá completado em 2013.
Em 2014, o enfermeiro entrou para o Serviço Nacional de Saúde inglês. Já em 2016, começou a trabalhar na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital St. Thomas, onde, agora, ajudou a salvar Boris Johnson.
Além do primeiro-ministro britânico, também Marcelo Rebelo de Sousa já agradeceu ao profissional de saúde português. O Presidente da República emitiu mesmo uma nota no site oficial da presidência a anunciar que já tinha entrado em contado com Luís Pitarma.
Eis a mensagem de Boris Johnson. A menção ao português Luís Pitarma surge a partir do minuto 3:25:
It is hard to find the words to express my debt to the NHS for saving my life.The efforts of millions of people across this country to stay home are worth it. Together we will overcome this challenge, as we have overcome so many challenges in the past. #StayHomeSaveLives pic.twitter.com/HK7Ch8BMB5
— Boris Johnson #StayHomeSaveLives (@BorisJohnson) April 12, 2020